O resumo da petição, com 700 caracteres, é o seguinte:
A petição solicita a concessão de benefício por incapacidade, anteriormente indeferido pelo INSS por falta de qualidade de segurado. Após perícia judicial confirmando a incapacidade, o autor requer a prorrogação do período de graça para 24 meses, conforme artigo 15, §2º da Lei 8.213/91, devido à situação de desemprego. Para comprovar o desemprego, solicita-se uma audiência de instrução e julgamento para colher depoimento testemunhal, baseando-se em jurisprudência do STJ e TRF4 que reconhece a validade de outras provas além do registro no Ministério do Trabalho. O objetivo é demonstrar que o autor não manteve vínculo laboral após o término do contrato em data específica, justificando assim a manutenção da qualidade de segurado quando surgiu a incapacidade.
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}
${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue: