Modelo de Petição. Benefício por incapacidade. Auxílio-doença. Desnecessidade de formular pedido de prorrogação. Benefício cessado indevidamente. Caracterizado o interesse de agir.
O resumo da petição apresenta a argumentação de um advogado defendendo o interesse de agir do autor em uma ação previdenciária para restabelecer o auxílio-doença. Contesta-se a alegação do INSS de falta de interesse processual por ausência de pedido de prorrogação. O advogado argumenta que, segundo jurisprudência e entendimento da TNU, não é necessário pedido de prorrogação ou exaurimento da via administrativa para caracterizar o interesse de agir em casos de cancelamento do benefício. Cita decisões do TRF-4 corroborando esse entendimento. Conclui requerendo o julgamento procedente para restabelecer o auxílio-doença desde a data de cessação, mantendo-o enquanto persistir a incapacidade, pelo prazo mínimo de 120 dias.
MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}
${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:
A parte Autora ajuizou a presente ação com a finalidade de reverter decisão administrativa que cessou o b