Modelo de Contrarrazões. Atividade especial comprovada. Tese subsidiária de cerceamento de defesa por não realização de perícia técnica

Última atualização: 07 de maio de 2023

O autor apresenta contrarrazões ao recurso inominado interposto pelo INSS contra sentença que julgou procedente ação de conversão de aposentadoria por tempo de contribuição em aposentadoria especial. São contestados os argumentos do INSS quanto ao reconhecimento de períodos de atividade especial. Para o período de servente/cozinheiro, alega-se exposição ao calor acima do limite legal. Para o período de auxiliar/assistente técnico, argumenta-se exposição a risco de choque elétrico acima de 250 volts. São citadas jurisprudências favoráveis ao reconhecimento da especialidade dessas atividades, inclusive após 1997. Subsidiariamente, requer-se reabertura da instrução para realização de perícia, alegando cerceamento de defesa pelo indeferimento anterior. Ao final, pede-se a manutenção da sentença, com negativa de provimento ao recurso do INSS.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, através dos seus procuradores, apresentar

CONTRARRAZÕES

ao recurso inominado interposto pelo INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) – evento ${informacao_generica}, pelos fundamentos fáticos e jurídicos expostos a seguir.

 

REQUER, outrossim, o recebimento das contrarrazões anexas e a remessa à Egrégia Turma Recursal do ${processo_estado}, a fim de que seja negado provimento ao recurso interposto pelo Réu.

 

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

${advogado_assinatura}

 

 

 

PROCESSO        : ${informacao_generica}

RECORRIDO      : ${cliente_nomecompleto}

RECORRENTE   : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

ORIGEM             : ${informacao_generica}

 

CONTRARRAZÕES AO RECURSO INOMINADO

 

 Colenda Turma;

Eméritos Julgadores.

I – SÍNTESE DO PROCESSO

Trata-se de processo previdenciário com pedido de conversão de aposentadoria por tempo de contribuição em aposentadoria especial, a partir do reconhecimento das atividades especiais desenvolvidas pelo Autor.

O magistrado sentenciante julgou a ação procedente, com o reconhecimento do tempo de serviço especial dos períodos de ${informacao_generica}.

Irresignado, o INSS interpôs recurso inominado, o qual não merece prosperar. Sendo assim, passa-se à análise dos motivos pelos quais deve ser negado provimento ao recurso.

II – DO RECURSO

Insurge-se o INSS quanto ao reconhecimento do tempo de serviço especial dos interregnos de ${informacao_generica}.

A fim de demonstrar as razões pelas quais a irresignação do INSS não merece prosperar, passa-se à análise do tempo de serviço especial exercido em todos os períodos impugnados no recurso.

 

Período:    ${data_generica} a ${data_generica}

Empresa: ${informacao_generica}

Cargo:       Servente 

Primeiramente, importante verificar as descrição das atividades laborativas do Autor constantes no formulário emitido pela empresa (evento 1, PROCADM5, página 09, grifos acrescidos):

Outrossim, o formulário reconhece a exposição ao calor em altas temperaturas, note-se:

${informacao_generica}

Nesse sentido, o item 1.1.1 do Decreto 53.831/64 classifica como insalubre as atividades com jornada de trabalho em locais com temperatura acima dos 28º Celsius.

Destarte, considerando que o Autor desenvolveu a função de cozinheiro controlando fornos, fogões e caldeiras, exposto a temperaturas muito acima do limite legal, se torna imperioso o reconhecimento da atividade especial no interregno sob análise.

 

Período:    ${data_generica} a ${data_generica}

Empresa:  ${informacao_generica}

Cargo:       Cozinheiro

 Na atividade ora analisada, igualmente ao período supra mencionado, o Autor desenvolveu a atividade de cozinheiro. Nesse sentido, o formulário SB-40 que compreende o período de ${data_generica} a ${data_generica} reconhece a exposição ao calor:

Do mesmo modo, o PPP emitido pela empresa, que compreende o restante do período:

${informacao_generica}

Cumpre destacar que o formulário PPP possui devidamente registrado o profissional responsável pelos registros ambientais:

${informacao_generica} 

Portanto, considerando que novamente o Autor desenvolveu a atividade de cozinheiro, exposto ao calor excessivo, resta demonstrada a atividade especial desenvolvida.

 

Período:  ${data_generica} a ${data_generica}

Empresa: ${informacao_generica}

Cargos:    Auxiliar técnico de comunicações / assistente técnico – manutenção de subestações

 No período supracitado, Autor desenvolveu atividades em que esteve exposto ao risco eminente de choque elétrico.

Para comprovação da exposiç&a

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.